Nossa História

O EDI Claudio Cavalcanti é um espaço público de desenvolvimento infantil para crianças de 2 e 3 anos. Mantido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, foi criado a partir de uma iniciativa da Profª Maria Inez Brazuna, Coordenadora da 2ª CRE até dezembro de 2016. Nossas atividades iniciaram-se em fevereiro de 2015 e em poucos meses de uma caminhada muito feliz, realizamos inúmeras atividades que proporcionaram às crianças que aqui estudam, descobertas de novas experiências e desenvolvimento da afetividade. Contamos com uma equipe muito bem preparada para atender a todos os nossos pequenos com qualidade e dedicação. Venha nos conhecer!

domingo, 6 de novembro de 2016

UM POUCO DO NOSSO PROJETO ANUAL: O CORPO E SUAS LINGUAGENS ( Turma Maternal II D - Profª LORRAINE)

O ano de 2016 foi bastante movimentado para essa turminha. Iniciamos conhecendo nosso corpo e descobrindo os limites do corpo do outro. Os monstros deram o tom dessa primeira pesquisa, desenhamos suas silhuetas, criamos composições corporais e experimentamos a “Baba do Monstro”, um líquido não-newtoniano que reage de acordo com a força  que imprimimos sobre ele. Essa experiência serviu para refletimos sobre a forma como lidamos com o corpo dos colegas, de forma que através do contato com essa solução aquosa notamos que o carinho é “absorvido” e a agressão é “repelida” pelo líquido e consequentemente pelos nossos colegas que ficam muito felizes com nossos abraços e bastante chateados quando usamos a força física. Após pesquisar os monstros e o corpo dos colegas era necessário olhar para nós mesmos, então produzimos autorretratos tendo como referências artistas plásticos como Frida Kalo, Tarsila do Amaral, Pablo Picasso, Andy Warol e Vincenti Vangog.
Após toda essa viagem para conhecer o universo humano partimos para o mundo natural. Caçamos presentes da natureza. Conchas, pedras, sementes, os diferentes tipos de terra encontrados em nosso Bosque compuseram o canto de ciências. As pesquisas desse período formaram a base do projeto “A gente é o que a gente come” e além da degustação de diferentes frutas e alimentos no momento das nossas refeições, também fizemos a germinação e o plantio de um abacateiro.
O ultimo eixo do projeto anual: “A arte no corpo e o corpo na arte”, nos convidou a conhecer artistas plásticos brasileiros e a nossa escolha foi o Vic Muniz, uma vez que nossas pesquisas já nos encaminhavam para o uso dos materiais não estruturados. Com este artista estamos aprendendo a transformar o lixo em arte, problematizando o consumo e o encaminhamento que damos diariamente a estes materiais.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário