Nossa História

O EDI Claudio Cavalcanti é um espaço público de desenvolvimento infantil para crianças de 2 e 3 anos. Mantido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, foi criado a partir de uma iniciativa da Profª Maria Inez Brazuna, Coordenadora da 2ª CRE até dezembro de 2016. Nossas atividades iniciaram-se em fevereiro de 2015 e em poucos meses de uma caminhada muito feliz, realizamos inúmeras atividades que proporcionaram às crianças que aqui estudam, descobertas de novas experiências e desenvolvimento da afetividade. Contamos com uma equipe muito bem preparada para atender a todos os nossos pequenos com qualidade e dedicação. Venha nos conhecer!

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

MI - C / Turma dos Amigos - 2022

 



       TURMA DOS AMIGOS: DESCOBRINDO O MUNDO ATRAVÉS DO HABITAT DOS ANIMAIS


 Habitat das abelhas

Abelhas africanas começaram a construção de uma colmeia em nosso bosque. Buscando a segurança dos pequenos e a preservação da espécie, a equipe gestora buscou ajuda especializada para a realização correta em relação às abelhas e, nesse dia, o funcionamento no EDI foi parcial. No dia seguinte, os pequenos da Turma dos Amigos questionaram o porquê de terem saído cedo e a professora explicou para o grupo o perigo de ficarmos próximos às abelhas, como foi a retirada delas do EDI e a importância da preservação da espécie, apresentando para eles os presentes que elas deixaram para a gente - favos de mel. Foi assim, inspirados pela colmeia do EDI, que iniciamos as investigações sobre as abelhas... 

Descobrimos muitas curiosidades sobre esses insetos: como se organizam, onde vivem, por que devem ser respeitadas e por que em alguns momentos se defendem atacando.


                              

                                        

Saboreamos o puro mel que as abelhas produziram em nosso EDI...


                                     

                                        



Construímos colmeia como as abelhas






                                         

E registramos as experiências vivenciadas.


                                                

  


Habitat dos peixes

Depois das abelhas, os pequenos foram investigar a água - casa dos peixes. Relataram que eles podem viver no mar, rios, lagoas, lagos e dentro de casa, só que em aquários, e descobriram:

 

 - que eles podem viver em água salgada ou doce;

                                                          

                                           

 

- que têm nadadeiras e não precisam fazer  natação;

                                                                                   - que eles têm escamas...



Os pequenos questionaram se os peixes tinham ossos e, então, descobriram que eles têm espinhas….


Com nosso corpo, imaginamos, brincamos e nadamos ao som da canção "A onda do mar",  do grupo Formiga Balão.  Finalizamos esse habitat descobrindo o porquê da água do mar ficar azul se ela não tem cor.


                                   

                     

                     


Habitat das minhocas

Enquanto brincávamos na área externa, os pequenos descobriram minhocas em nossa "horta pneu" e, também, em diferentes lugares do nosso chão de terra. Assim, começamos as investigações sobre as minhocas...



Descobrimos que elas moram na terra, não têm olhos, braços nem pernas…


                         

                         


Observamos, em diferentes contextos, o corpo das minhocas e como elas se movimentam …


                                       

                                       

                                       


E, como registro das tantas descobertas, os pequenos realizaram desenho de observação.


                                         

                               



E finalizando o projeto e o primeiro semestre…


Habitat das formigas

 

 As crianças brincavam no bosque quando, de repente, observaram as formigas andando em fila carregando pétalas de flores para o formigueiro.

 




Enquanto observávamos as formigas carregando as folhas, Júlia e Cauã começaram a refletir se as mesmas conseguiriam ou não carregar uma bola. Diante dessa curiosidade, a turma investigou pesos e tamanhos, além de realizar descobertas científicas e matemáticas através do brincar, que muito contribuíram para a construção de conhecimentos das nossas crianças de forma lúdica e bastante significativa.

 

                                         


As crianças registraram as formigas em forma de desenho…

 


Inspirados pelo artista Rafael Gomes Barros, os pequenos  criaram, imaginaram e confeccionaram formigas gigantes com argila branca, elementos da natureza, folhas de revistas e caixas de ovos.


                                                   

                                         

                                          

Finalizamos o semestre nomeando as cores e as formas geométricas com a história "Formigas Fantásticas". O segundo semestre virá cheio de cores e formas em 3D se movimentando pelo espaço com Hélio Oiticica. Até lá!

 


Equipe: Fernanda Silva,  Fernanda Bastos e Alexandre

Turma dos Amigos/22

 

 


 

 









































































Nenhum comentário:

Postar um comentário