Nossa História

O EDI Claudio Cavalcanti é um espaço público de desenvolvimento infantil para crianças de 2 e 3 anos. Mantido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, foi criado a partir de uma iniciativa da Profª Maria Inez Brazuna, Coordenadora da 2ª CRE até dezembro de 2016. Nossas atividades iniciaram-se em fevereiro de 2015 e em poucos meses de uma caminhada muito feliz, realizamos inúmeras atividades que proporcionaram às crianças que aqui estudam, descobertas de novas experiências e desenvolvimento da afetividade. Contamos com uma equipe muito bem preparada para atender a todos os nossos pequenos com qualidade e dedicação. Venha nos conhecer!

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Projeto 2018 Maternal II C

Profª PÉROLA GABRIELA

O projeto “Tempo de plantar e transformar” articulado ao projeto anual “Tudo é uma questão de tempo”, trouxe conhecimentos sobre árvores, plantas, frutas, flores, ciclo de  vida, preservação, transformação da paisagem natural e muito mais. Através das brincadeiras  relacionadas  às áreas de conhecimento propostas na Educação Infantil, o grupo viveu as atividades propostas com intensidade, curiosidade e prazer.  Conheceram histórias, pinturas e técnicas artísticas, aprenderam a plantar, cuidar e acompanhar as sementes plantadas, compreenderam melhor a importância da natureza para a vida dos seres humanos, foram incentivados a se posicionar criticamente frente as transformações advindas com o tempo. Ah, o tempo! Tempo este que percebem passando no rotina diária, no crescimento de uma simples semente e na mudança deles mesmos.
            Nas fotos que serão apresentadas a seguir, buscamos compartilhar um pouquinho de nossas vivências nos seguintes momentos:
- Observações, brincadeiras e criações artísticas com os elementos naturais;
- Conhecimento de sementes e condições de plantio, aprendendo a plantar, cuidar e ampliar as relações com a natureza. Entenderam que é um processo que leva tempo, responsabilidade e nem sempre dá certo;
- Confecção de uma salada de frutas após conversas sobre a origem dos alimentos, conhecendo mais sobre as relações da cidade com o campo e a importância de uma alimentação saudável;
- A partir do livro a árvore generosa, as crianças vivenciaram conversas sobre a necessidade de preservação do meio ambiente, conheceram árvores frutíferas e confeccionaram um pomar através da modelagem com a argila, gramas aparadas no EDI e material não estruturado;
- As crianças do MIIC conheceram obras de arte de grandes artistas com temáticas de flores e plantas, como Van Gogh e Salvador Dalí, realizando releituras de algumas de suas obras;
- O gosto pelas brincadeiras na área externa cresceu e puderam criar novas brincadeiras com folhas, galhos, materiais não estruturados, tecidos etc no jardim e bosque da escola.





















Projeto "A música e os sons do mundo: um passeio pelo tempo"
                Cotidianamente as crianças despertam o interesse para os sons humanos e da natureza. Os barulhos produzidos pelos materiais não estruturados, pelos animais, elementos naturais e instrumentos musicais as despertam curiosidade. Ao longo do primeiro bimestre, pudemos observar que as atividades envolvendo rodas de música, dança e experimentação de instrumentos musicais  proporcionaram muita animação, alegria e envolvimento do grupo.
                Desta forma, nosso segundo eixo, “A música e os sons do mundo: um passeio pelo tempo”, articulado ao projeto anual “Tudo é uma questão de tempo” buscou construir conhecimentos a partir do passeio pela história da música, dos dispositivos de reprodução sonora, dos sons do mundo que acompanham nossa vida desde pequeninos e de expressões artístico-culturais proporcionadas pela música.
                As propostas foram realizadas através de muitas brincadeiras e vivências corporais importantes para o desenvolvimento nessa faixa etária. Entre os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento presentes, encontramos a possibilidade da criança criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos e utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

                Nas fotos vocês encontrarão o registro de algumas das atividades, entre elas:
- Brincadeiras com uma caixa de música confeccionada com músicas preferidas do grupo;
- Registro através de atividades artísticas de objetos que produzem sons que cada um gosta;
- Conhecemos diferentes artistas e obras de arte sobre a temática musical e confeccionamos um painel coletivo da artista Aracy de Andrade representando as cirandas;
- Momentos de brincadeiras de roda e dança;
- Exploração e conhecimento de diferentes instrumentos musicais, conhecemos um livro que ampliou nosso repertório de instrumentos conhecidos e seus sons;
- Com o carrón, o teclado e o violão conhecemos mais sobre sons graves e agudos, intensidade dos sons, altura etc. Aprendemos também diferentes ritmos musicais presentes na cultura brasileira;
- Brincadeiras e pinturas produzindo sons com material não estruturado.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário