Profª PÉROLA GABRIELA
O projeto “Tempo de plantar e transformar” articulado ao projeto anual “Tudo é uma questão de tempo”, trouxe conhecimentos sobre árvores, plantas, frutas, flores, ciclo de vida, preservação, transformação da paisagem natural e muito mais. Através das brincadeiras relacionadas às áreas de conhecimento propostas na Educação Infantil, o grupo viveu as atividades propostas com intensidade, curiosidade e prazer. Conheceram histórias, pinturas e técnicas artísticas, aprenderam a plantar, cuidar e acompanhar as sementes plantadas, compreenderam melhor a importância da natureza para a vida dos seres humanos, foram incentivados a se posicionar criticamente frente as transformações advindas com o tempo. Ah, o tempo! Tempo este que percebem passando no rotina diária, no crescimento de uma simples semente e na mudança deles mesmos.
O projeto “Tempo de plantar e transformar” articulado ao projeto anual “Tudo é uma questão de tempo”, trouxe conhecimentos sobre árvores, plantas, frutas, flores, ciclo de vida, preservação, transformação da paisagem natural e muito mais. Através das brincadeiras relacionadas às áreas de conhecimento propostas na Educação Infantil, o grupo viveu as atividades propostas com intensidade, curiosidade e prazer. Conheceram histórias, pinturas e técnicas artísticas, aprenderam a plantar, cuidar e acompanhar as sementes plantadas, compreenderam melhor a importância da natureza para a vida dos seres humanos, foram incentivados a se posicionar criticamente frente as transformações advindas com o tempo. Ah, o tempo! Tempo este que percebem passando no rotina diária, no crescimento de uma simples semente e na mudança deles mesmos.
Nas fotos
que serão apresentadas a seguir, buscamos compartilhar um pouquinho de nossas
vivências nos seguintes momentos:
- Observações, brincadeiras e criações artísticas com os
elementos naturais;
- Conhecimento de sementes e condições de plantio,
aprendendo a plantar, cuidar e ampliar as relações com a natureza. Entenderam
que é um processo que leva tempo, responsabilidade e nem sempre dá certo;
- Confecção de uma salada de frutas após conversas sobre a
origem dos alimentos, conhecendo mais sobre as relações da cidade com o campo e
a importância de uma alimentação saudável;
- A partir do livro a árvore generosa, as crianças
vivenciaram conversas sobre a necessidade de preservação do meio ambiente,
conheceram árvores frutíferas e confeccionaram um pomar através da modelagem
com a argila, gramas aparadas no EDI e material não estruturado;
- As crianças do MIIC conheceram obras de arte de grandes
artistas com temáticas de flores e plantas, como Van Gogh e Salvador Dalí,
realizando releituras de algumas de suas obras;
- O gosto pelas brincadeiras na área externa cresceu e
puderam criar novas brincadeiras com folhas, galhos, materiais não
estruturados, tecidos etc no jardim e bosque da escola.
Projeto "A música e os sons do mundo: um passeio pelo tempo"
Cotidianamente as
crianças despertam o interesse para os sons humanos e da natureza. Os barulhos
produzidos pelos materiais não estruturados, pelos animais, elementos naturais
e instrumentos musicais as despertam curiosidade. Ao longo do primeiro
bimestre, pudemos observar que as atividades envolvendo rodas de música, dança
e experimentação de instrumentos musicais
proporcionaram muita animação, alegria e envolvimento do grupo.
Desta forma, nosso
segundo eixo, “A música e os sons do mundo: um passeio pelo tempo”, articulado
ao projeto anual “Tudo é uma questão de tempo” buscou construir conhecimentos a
partir do passeio pela história da música, dos dispositivos de reprodução
sonora, dos sons do mundo que acompanham nossa vida desde pequeninos e de
expressões artístico-culturais proporcionadas pela música.
As propostas foram
realizadas através de muitas brincadeiras e vivências corporais importantes
para o desenvolvimento nessa faixa etária. Entre os objetivos de aprendizagem e
desenvolvimento presentes, encontramos a possibilidade da criança criar sons
com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos
e utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras
cantadas, canções, músicas e melodias.
Nas fotos vocês
encontrarão o registro de algumas das atividades, entre elas:
- Brincadeiras com uma caixa de música confeccionada com músicas
preferidas do grupo;
- Registro através de atividades artísticas de objetos que produzem sons
que cada um gosta;
- Conhecemos diferentes artistas e obras de arte sobre a temática
musical e confeccionamos um painel coletivo da artista Aracy de Andrade
representando as cirandas;
- Momentos de brincadeiras de roda e dança;
- Exploração e conhecimento de diferentes instrumentos musicais,
conhecemos um livro que ampliou nosso repertório de instrumentos conhecidos e
seus sons;
- Com o carrón, o teclado e o violão conhecemos mais sobre sons graves e
agudos, intensidade dos sons, altura etc. Aprendemos também diferentes ritmos
musicais presentes na cultura brasileira;
- Brincadeiras e pinturas produzindo sons com material não estruturado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário