Nossa História

O EDI Claudio Cavalcanti é um espaço público de desenvolvimento infantil para crianças de 2 e 3 anos. Mantido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, foi criado a partir de uma iniciativa da Profª Maria Inez Brazuna, Coordenadora da 2ª CRE até dezembro de 2016. Nossas atividades iniciaram-se em fevereiro de 2015 e em poucos meses de uma caminhada muito feliz, realizamos inúmeras atividades que proporcionaram às crianças que aqui estudam, descobertas de novas experiências e desenvolvimento da afetividade. Contamos com uma equipe muito bem preparada para atender a todos os nossos pequenos com qualidade e dedicação. Venha nos conhecer!

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Maternal I - C 2019 - Turma Duendes




" Para quem acredita que a imaginação é sempre  o melhor brinquedo."
                                                                                             (Patrícia Auerbach)

O primeiro semestre da Turma dos Duendes começou com muita magia, histórias e fantasias. Durante a roda as crianças começaram a criar suas próprias histórias a partir dos materiais não estruturados... foi, então, que uma garrafa virou foguete e um prato de papelão virou uma lua..BLIM, BLIM, SALABIM...CRIAMOS HISTÓRIAS SIM!  Nossos pequenos viajaram no mundo da imaginação e se tornaram autores de quatro histórias: O Foguete dos duendes, O barquinho dourado, O duende Leleco e O Helicóptero. Neste contexto, passeamos pelos planetas, pelo mar, pelas florestas, e traçamos parceria com o Batman na história do helicóptero. As crianças se transformaram em astronautas, viajaram num foguete e criaram uma constelação no espaço com as luzes das lanternas.  Navegaram pelo mar com a instalação do barco gigante no parquinho, se inspiraram nos duendes para aprenderem a cuidar um dos outros, da nossa  escola e, junto  com as famílias,  elaboramos a história em quadrinhos que ficou registrada na parede do bosque, alegrando, ainda mais, esse espaço tão lindo do nosso EDI. Foi simplesmente MARAVILHOSO viajar no mundo literário dos nossos grandes autores!














 A arte não é apenas um trabalho manual, ela é transmissão de sentimentos que o artista experimentou!" (Leon Tolsti)

No segundo semestre em nosso EDI, nós valorizamos a arte e os artistas brasileiros. Embalados pela arte de criar , a Turma dos Duendes desenvolveu o projeto cultural "Olê criança rendeira, Olê criança...tu me ensina a fazer renda e eu te ensino a ...". Nesse projeto caminhamos pela arte do tricotar, pela  história da tecelagem, brincamos de rimar, pintamos, imaginamos e criamos com as pontas  dos dedos. Esse projeto surgiu pela curiosidade de descobrirmos como foi produzido o tapete mágico, um presente da Denise, vovó da Maria. Através desses projeto conhecemos as obras de Norberto Nicola, um tapeceiro brasileiro. Viajamos pelo mapa do Brasil, realizamos releituras, alinhavos em diferentes objetos e com diferentes materiais, inclusive tecendo a natureza. Para fecharmos o semestre caminhamos como detetives e pesquisadores descobrindo "As riquezas do nosso quintal", onde as crianças se apaixonaram pela natureza, pelas folhas, pela terra e pelos bichinhos do nosso espaço. Foi um ano de descobertas e experimentações e nesse tempo descobrimos que não importa o tipo de fio que utilizamos para tecer nossa vida, nem a maneira como foi realizada a trama, mas a forma com que cada fio entrelaçado teceu as produções realizadas por nossas mãos, pelas nossas vivência.















Nenhum comentário:

Postar um comentário