Nossa História

O EDI Claudio Cavalcanti é um espaço público de desenvolvimento infantil para crianças de 2 e 3 anos. Mantido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, foi criado a partir de uma iniciativa da Profª Maria Inez Brazuna, Coordenadora da 2ª CRE até dezembro de 2016. Nossas atividades iniciaram-se em fevereiro de 2015 e em poucos meses de uma caminhada muito feliz, realizamos inúmeras atividades que proporcionaram às crianças que aqui estudam, descobertas de novas experiências e desenvolvimento da afetividade. Contamos com uma equipe muito bem preparada para atender a todos os nossos pequenos com qualidade e dedicação. Venha nos conhecer!

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Maternal II- C 2019 - Turma Passarinho


No início do ano de 2019, após o período de adaptação, iniciamos o projeto "Olhar que vira arte". O projeto surgiu quando os educadores perceberam que as crianças não compreendiam que a música, a dança e outras maneiras de expressões artísticas além de seus desenhos, também eram arte. Inspirado no projeto anual do EDI  "Uma coisa vira outra?", começamos a nos perguntar: o que pode virar arte? No eixo esculturas, as crianças criaram esculturas com papéis, Lego, CDs e outros materiais. 




No eixo pintura, as crianças experimentaram diferentes técnicas artísticas e conheceram grandes artistas, entre eles:  Van Gogh, Salvador Dali e Frida Kahlo. A Frida foi uma grande referência para o grupo, alguns trouxeram livros de casa sobre a artista e fixamos um de seus autorretratos na sala.



Em nosso EDI temos o privilégio de nos rodear de natureza, que transborda arte. Recolhemos galhos, colhemos minhocas, brincamos com areia e até pinturas com elementos da natureza fizeram parte da nossas vivências.


Fizemos tinta com urucum, colagem com folhas e brincamos de fazer comidinhas com terra, flores e água. 


Desenho, criatividade e imaginação!



Outros eixos foram vividos, como o cinema, a fotografia, o teatro e a música. Vivenciamos um dia de cinema na escola, com direito a pipoca e tudo! Registraram em fotografias os espaços ou objetos que lhes chamaram atenção no EDI. Fizeram encenações, brincando como corpo de exercer papéis e realizar movimentos. A observação das brincadeiras que realizavam, deram pistas de interesses e curiosidades, encaminhando novas pesquisas e descobertas.


Os materiais não estruturados foram fundamentais neste percurso em busca de desvendar a arte, a estética e a invenção. Empilhar, encaixar, preencher, contar, analisar, se cabe ou não... muitas descobertas esse materiais proporcionaram.


O primeiro semestre foi encerrado com uma bela oficina de pintura com as famílias. A ideia foi articular a temática do projeto, integrar as famílias e participar do projeto, integrar as famílias e participar do processo de revitalização do espaço externo da escola. Nosso muro ficou lindo, com as marcas de nossos pequenos e com muitas cores preparadas por eles.


Iniciamos o segundo semestre com novidades, o projeto Ciranda de Livros foi uma delas. As crianças já tinham vivenciado a proposta no Maternal I e puderam retomá-la, passando a escolher um livro, semanalmente, para levar para a casa e compartilhar da experiência literária com suas famílias.


Outra novidade foi a criação de um ateliê experimental na antiga sala multimeios. Nas imagens é possível  perceber que a nossa sala já era nosso grande ateliê, com muitas propostas artísticas. A arte efêmera é aquela que monta, desmonta, mas que sua experiência, deixa marcas!


Em nosso EDI, buscamos sempre realizar um eixo artístico-cultural-brasileiro, focado na valorização da arte nacional e  pesquisa sobre um artista brasileiro. Para iniciar o novo projeto do semestre, foi realizada uma votação em que as crianças conseguiram expor seus interesses de estudo. Entre danças, construções e outras temáticas levantadas, deu rock! Aos poucos, instrumentos musicais e artistas foram apresentados, abordando o histórico de surgimento do ritmo, até  chegar no Brasil. Raúl Seixas foi o artista escolhido para nos inspirar no projeto intitulado "Metamorfose Ambulante". As crianças responderam com muita empolgação, amavam brincar com os dinossauros e, para nossa surpresa, achamos o rock dos dinossauros. Aproveitamos a oportunidade para aprender mais sobre esses animais que encantavam os pequenos.


Conhecemos Raúl Seixas e descobrimos que ele nasceu na Bahia. Nas informações sobre a região, vimos a forte presença da cultura indígena em algumas localidades, o que nos levou a conhecer mais sobre a arte indígena. Inspirados nos artefatos que conhecemos, no ateliê, a turma realizou uma oficina artística com elementos da natureza. As brincadeiras foram levadas para outros espaços da escola e o olhar para natureza se aguçou mais.


As crianças adoraram a música "Mosca na sopa"! Fizemos uma proposta de representação de partes da música, foi bem divertido! Foi comum ouvi-las cantarolando... "Eu sou a mosca que pousou em sua sopa, (...) eu sou a mosca que perturba o seu sono...".


A música " Metamorfose Ambulante" proporcionou investigações para o grupo. Começamos conversando sobre a transformação que passamos, as crianças foram levadas a refletir sobre suas mudanças desde que eram bebês. Depois visualizamos vídeos da metamorfose animal e vegetal. O grupo também teve a oportunidade de viver experiências de plantio e realizar desenhos de observação da plantas. Diferentes materiais foram utilizados para brincar de criar e transformar.


A música "Plunct, Plact, Zuum" foi um sucesso. Algumas crianças da turma já conheciam e, aos poucos , todas foram aprendendo a cantar. O clip da música mostrou um meio de transporte que parecia um barco voador e resolvemos criar os nossos através de um trabalho em grupo. Primeiro criamos uma lista e registramos em pinturas os meios de transporte que conhecemos, após, com os materiais não estruturados, eles imaginaram um foguete e um trem, cheios de coisas dentro. Foi bem interessante a maneira conseguiram trabalhar em grupo e realizar a construção dos meios de transporte.


Recebemos a visita do Chico, pai da Rosa, para a realização de uma oficina de criação de histórias.  Chico preparou cards com personagens, ações e cenários que a turma já conhecia para que pudessem preparar as histórias. Foi bem divertido e retomamos artistas e personagens que  conhecemos anteriormente, criando belos enredos. Agradecemos sempre  a contribuição das famílias em nossos projetos, é muito rico!


Quando estávamos chegando no fim do semestre, o interesse pelos animais do fundo do mar ficou em alta. Livros foram trazidos de casa e muitas curiosidades começam a surgir. Encontramos a música "Peixuxa" do Raúl Seixas e depois fomos caminhando para as pesquisas sobre o tema. Conhecemos diversos livros, fizemos uma caixa do fundo do mar, brincamos com conchas, areia e outros materiais. Histórias foram criadas, desenhos de observação foram realizados e muitos conhecimentos foram compartilhados.



Plantamos, observamos e agora chegou a hora de colher e experimentar tomates e uvas da horta da escola. As crianças tiveram a oportunidade de acompanhar o crescimento da horta durante o tempo que estivemos no EDI e era fundamental, que pudessem participar do processo de colheita. Adoraram o tomate cereja, alguns pediam várias vezes para colher e colocar na refeição. Alimentação saudável sempre foi uma preocupação da escola e da equipe.


Descobertas, pesquisas, brincadeiras, investigações, curiosidades... palavras que demonstram um pouco do que vivido por nós no ano de 2019.


Sentiremos saudades e desejamos muitas felicidades nos caminhos que percorrerão! Um beijo carinhoso da equipe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário